Hospedagem Saudável e Sustentável - Vale do Capão - Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

Ecoturismo

Contos e Encantos do Vale do Capão

Caeté Açú, também conhecido por Vale do Capão, significa "ilha do mato". Distrito do município de Palmeiras, com altitude média de 1000mt, tem aproximadamente 1.400 habitantes. Atualmente a principal fonte de renda é o turismo, diante de tanta beleza natural essa tendência só cresce.

Rios, cachoeiras, serras são os encantos naturais que acrescem a beleza cultural desta região. Circo, capoeira, canto, teatro, pilates, ioga, dança e tantas outras opções culturais são oferecidas diariamente no Vale do Capão.

Os festejos mais importantes são: Em Janeiro - dia do Padroeiro - São Sebastião; Em Junho - São João; Em Setembro - Festa de Cosme e Damião.

Dentre os principais pontos turísticos destacamos: Cachoeira da Fumaça (considerada a maior do Brasil em queda livre com 380mt de queda); Cachoeiras do Rio Preto; Angélicas, Purificação; Riachinho.
 foto: br.olhares.com
                                                           
Ecoturismo

O Vale do Capão é um local privilegiado para a prática do Ecoturismo e do Turismo de Aventura.

Aqui existem inúmeros atrativos naturais e agências que trabalham com organização de trilhas, rappel, escalada, canoagem, ciclismo, dentre outras modalidades. No local existe uma Associação de Condutores de Visitantes (ACV-VC) capacitada para orientar e conduzir os turistas que desejarem desfrutar das belezas do Vale com segurança e responsabilidade.

Existe há 8 anos, com atuação no Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Programa Conexão Saúde, que desenvolve o Ecoturismo aliado a promoção da saúde através de dinâmicas e vivências experienciais em grupo.
Saiba mais:
programaconexaosaude@hotmail.com






Dicas  

Contrate um guia local da ACV-VCPrefira os serviços de restaurantes e transportes/fretes dos profissionais da comunidade; Não jogue lixo nas trilhas; Conheça um pouco mais sobre a cultura da região; Respeite os moradores locais; Divulgue esses princípios!


Informações importantes:

No capão não existe posto de combustível, acesso a celular e postos bancários. Estes serviços vocês encontram na cidade de Palmeiras, há 21km, antes de chegar ao Capão. Alguns estabelecimentos aceitam cartões de crédito, porém a maioria trabalha com dinheiro e/ou cheque.